quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ottawa, nosso novo lar!



Lhes apresento Sr H. = Hellen e Sr D. = Diego 

Este sentimento de identificação com o Canadá da minha parte (Hellen) começou em 2002, e quando finalmente em 2010 o Diego visitou o Canadá pela primeira vez, o sentimento virou 100% compartilhado. E tudo o que é compartilhado é melhor!!

Apenas recapitulando, nós tentamos o processo federal em 2011 como já foi relatado aqui, no antigo FSPW (Federal Skilled-Worker Program) com o sistema de pontuação de 67 como mínimo permitido. Nós atingíamos a pontuação (jóia), mas naquele cruel processo nossa papelada acabou chegando lá no Canadá depois que o NOC da minha profissão já estava lotado (o inesquecível CAP Reached), e nosso processo nem foi analisado. Março de 2012 foi marcado por aquela triste notícia e um sentimento de que um sonho estava sendo frustrado.

Muita coisa aconteceu em nossa vida depois disso! E a vida aqui continuou a todo vapor. Mas começamos então a cogitar a possibilidade de ir estudar no Canadá, eu (Hellen) estudar e o Sr. D. trabalhar. Quando a esposa ou o marido vai estudar em uma Universidade do governo, o cônjuge pode aplicar junto para um visto aberto de permissão de trabalho. Esta possibilidade então nos animou, mas sabíamos que o caminho era longo e difícil. Fomos com cautela por este caminho, sem pressa e sem grandes expectativas. Quase como alguém começando um novo namoro depois de ter tido um difícil “heartbreak”.

Mas o foco mudou, o foco não era mais a imigração em si, e sim uma vaga de doutorado e a possibilidade de ter esta formação lá, nem que voltássemos  para o Brasil depois mas com uma bolsa de lá, seria melhor ainda é claro. Foram muitos meses de pesquisa, leitura, e-mails, respostas nulas, respostas negativas, incertezas e espera... mas como dizem, você só precisa de um sim! A nossa bússola já estava apontada para o norte, mas cremos que o ponteiro foi ajustado por Deus para... Ottawa! É de lá que surgiu uma vaga de doutorado para mim com bolsa da Universidade! O que significa que não temos nenhum compromisso com o Brasil e obrigatoriedade de voltar. Estamos sim muito animados com a nova possibilidade de adquirir a residência permanente, mas eu com certeza estou muito mais animada com a oportunidade de fazer meu doutorado na University of Ottawa! Posso dizer que quanto mais pesquiso sobre a nossa nova cidade, mas já me apaixono por ela =) e nunca pisei lá! To curtindo muito esta ideia de cidade grande com “vibe” de cidade pequena e com "nuances" de Europa.




Enfim, este caminho está ai para todos, a internet realmente apresenta possibilidades infinitas de oportunidades, basta arregaçar as mangas, estudar, trabalhar, pesquisar, ler e ir atrás de informação. Definitivamente nada é pronto e não existe formula mágica, mas muita coisa inesperada pode se tornar possível! 

Foram  muitos meses de pesquisa em sites de Universidades por todo o Canadá de costa a costa, 46 diferentes grupos que separei para entrar em contato, muitos e-mails, 3 cartas físicas, muita incerteza... e 1 sim! (na verdade foram dois sim! Tivemos uma difícil, porém deliciosa, escolha a fazer, mas isso é assunto para outro post...) 

E em poucas semanas chegamos na nossa nova cidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário