segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A idéia de morar fora!

Desde a minha primeira ida a Vancouver em 2002, um sentimento muito forte com relação ao Canadá (e principalmente à cidade de Vancouver) nasceu em mim! Nunca mais fui a mesma, o Canadá me “estragou”! Não teve volta...

Mas pense em uma menina totalmente ligada à família, que mesmo casada passa o domingo com os pais, e a saudade aperta caso duas semanas se passam sem que haja contato com a família! Pensa em alguém que (com exceção do intercâmbio de em 2002 de 05 meses) nunca mudou de cidade e mal saiu da mesma vizinhança durante toda a vida. Esta menina em determinado ponto da vida se casa com um menino com princípios muito parecidos se não idênticos, inclusive vivem em uma eterna logística para que as famílias de ambos os lados ganhem tanto tempo de qualidade como visitas semanais ou no mínimo mensais! São pessoas que não imaginavam deixar tudo isso para trás... seja permanentemente ou por um tempo.

Foi isso, e SOMENTE isso que me impediu de realmente engajar um plano de ir embora do Brasil por um bom tempo, os laços familiares! Ah como eles são profundos! E não posso deixar de mencionar os amigos é claro, que tem sido peças chaves em muitos momentos da minha vida também.

Mas o tempo passou, as decepções com o país foram somente aumentando, o medo da violência foi surgindo a percepção de que existem outros lugares melhores no mundo foi ativada, mas principalmente... uma sede por aventura, foi somente crescendo!!


É difícil dizer exatamente quando a idéia de ir embora do Brasil surgiu, talvez ela sempre existiu, ou pelo menos esta curiosidade de realmente vivenciar (e não somente visitar) outra cultura. Me recordo muito bem quando nos anos de ensino fundamental eu abria o meu livro de Geografia (minha matéria preferida na época) e ficava encantada com os mapas, eu sempre amei os mapas! São tantos países mundo afora, culturas, línguas e paisagens variadas. Ah tanto para se ver e experimentar... Deus me concedeu a graça de casar com alguém que também tem esta curiosidade, este anseio por aventuras!


Mas e então, quando surgiu? Bem, a idéia sempre existiu! Posso dizer que a idéia saiu da imaginação e começou a se encaminhar para o papel, quando lá mesmo em Vancouver em uma viagem de turismo, meu marido (a primeira vez dele lá) e eu, justamente em um momento de profunda reflexão, nos deparamos com um outdoor onde estava a seguinte frase:

“Tell me, what is it you plan to do with your one wild and precious life?”

Acho que foi mais o menos aí que o marido, já então apaixonado pelas terras do norte, também foi “estragado”. E depois de muito pensar, buscar conselhos e orientação decidimos em Julho de 2011, entrarmos no processo federal Skilled Worker para adquirir o status de Residente Permanente no Canadá!

Estamos a poucos passos de enviar nossa papelada! Sim, ainda estamos no começo apesar de já estarmos digerindo a idéia a anos. Sabemos que vai se iniciar um tempo de espera um tanto angustiante, sabemos também que as etapas seguintes serão ainda mais desafiadoras, e sabemos principalmente que se tudo der certo e irmos, sentiremos MUITA saudades da família e dos amigos, assim como enfrentaremos inúmeras dificuldades e desafios. Mas ao mesmo tempo sentimos... que é agora ou nunca!


Cenas do próximo capítulo: Irei destrinchar um pouco as duas opções de imigração: processo federal SW e processo provincial de Quebec. Assim como falar um pouco de nossa escolha. Sejam todos muito bem vindos!



3 comentários:

  1. Oi gente!!!
    Bom ter notícias de vcs!
    E assim que que vcs enviarem a papelada podem começar a contagem regressiva!!!!

    Vc é Bióloga, que bacana!!!!
    Eu fiz Biomedicina antes de fazer farmácia, e me especializei em Biomol!
    Somo um casal parecido: ela da área de ciências e ele de TI!!!!!

    Estou adorando ver o blog de vcs nascendo!
    O início é tão empolgante!!!!

    Nós estamos na caça ao emprego no momento!!!!
    Assim que conseguirmos alguma coisa vamos postar no blog!!!!

    Um mega abraço da Turma do Balão!!!!!
    OBs.: De onde vcs são (qual a cidade do Brasil?)
    Beijussssssssss

    ResponderExcluir
  2. A história de vocês foi parecida com a nossa, me identifiquei ainda mais com teu início do texto, do apego com a família, de nunca ter pensado em morar longe da família. Mas olha eu aqui, há quase 5 anos nessa cidade linda! :) Não vou dizer que é fácil não, porque não é, mas é muito muito bom também! Boa sorte pra vocês!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi aqui eh o Wagner do Semeando em Terras Canadenses.

    Obrigado pela visita ao nosso blog! Moramos em Kamloops,BC, uma pequena cidade a 4h de Vancouver.

    ResponderExcluir