terça-feira, 29 de novembro de 2011

A saga dos documentos!

Antes de terminar o post que estou preparando para falar um pouco sobre os dois processos (federal e de Quebec) quis vir aqui compartilhar a nossa correria!

Acontece que queremos, e precisamos (por alguns motivos) enviar nossa documentação para o Canadá na semana que vem, e a correria tem sido grande!!


Acabamos de reunir todos os documentos necessários e se tudo der certo amanhã enviaremos tudo para a tradução juramentada (que medo $$.. mas vamos que vamos)! Nós temos reunido tudo desde Setembro, foram dois meses e meio indo pra lá e pra cá em cada canto de nossa cidade (e até fora dela) para reunir tudo. E nossa intenção é enviar tudo para o Canadá no máximo até o dia 12/12!


A dica número um que quero deixar aqui para quem está começando a reunião dos documentos é... antes de mais nada, SOLICITAR O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO!


Graças a Deus nós dois já os tínhamos em mãos, mas sei de Universidades que demoram de 03 a 06 meses para emitir o Diploma, espera esta que em certas circunstâncias pode ser desastrosa, então deve ser a primeira coisa a ser garantida!

Na reunião dos documentos, a etapa que mais deu trabalho foi com certeza as tais cartas dos empregadores e para quem não sabe, leia-se TODOS OS EMPREGADORES nos últimos 10 anos! Não existe um modelo de carta, no entanto ela tem que cobrir várias informações como a empresa, cargo, período, funções e carga horária semanal e tal.

Eu trabalhei na minha área em laboratórios pequenos, e as experiências que tive fora da área também foram em empresas pequenas, então no meu caso não teve esta de solicitar ao RH formalmente e aguardar uma carta emitida por uma pessoa importante no modelo deles... foi mais ou menos assim... eu chegava nas empresas batendo um papo super informal com meus ex-chefes, contando nossos planos, falando sobre vários assuntos e colocando o papo em dia. Na maioria das vezes eles pediam para que eu praticamente ditasse a tal carta! Mas eu forçava a situação para que eles escrevessem mesmo porque eu não sabia muito bem quais palavras usar também.

Já no caso do marido, que trabalhou em empresas grandes, era solicitado ao RH mesmo e caia em nossas mãos o que caia, sem choro nem vela. Se a carta não estivesse muito adequada não tinha muito o que fazer... tudo bem, pois o que conta pontos mesmo em nosso caso é a minha experiência profissional, então menos mal.

Diante de tudo isso no nosso caso (e é baseado nele que dou minha opinião) acho importante ir atrás antes de mais nada dos diplomas Universitários (assim como os históricos), e depois destas cartas. As outras etapas dependem mais de cópias em cartórios e emissões pela internet até mesmo (no caso dos antecedentes criminais).

Para quem está começando a jornada desejo boa sorte! E para quem já passou por isso... PARABÉNS! Pois haja combustível no carro, tempo disponível e paciência! =)

Para finalizar, inspirar e animar um pouquinho nesta etapa corrida e custosa, aí vai um dos meus vídeos preferidos da cidade de Vancouver, usando uma técnica de fotos sequências de fotos em Time Lapse.

http://www.youtube.com/watch?v=JinAahcTC24&list=FLBN0KcvAyjorKVqG1bRNsTA&index=2&feature=plpp_video

6 comentários:

  1. Ola!!

    Obrigada pela visitinha la no blog!! Ja estao na minha lista tambem!
    Quanto ao diploma, traga uma copia autenticada (just in case) e traga os documentos originais em um envelope timbrado, selado e lacrado pela universidade. Estou aplicando para um mestrado e eles tem uma frescura sem fim com documentos. Vou mencionar tudo no proximo post.
    Sucesso no processo de vcs! Contem conosco para ajudar!
    Beijoks
    CArina

    ResponderExcluir
  2. Ola DH

    Obrigada por acompanhar nosso blog!
    Estou na torcida por vcs.

    Vamos nos falando pelos blogs! E se tiver duvida, é so chamar :)

    Abração
    Silvia

    ResponderExcluir
  3. Olá Hellen e Diego!!!!

    Agora que estamos de volta de férias e passou a loucura pós férias, voltamos ao mundo virtual de blogs!!! Tá bem legal o blog de vcs!!! E agora que nos temos no face dá pra nos conhecer um pouquinho melhor né!!! Vamos colocar agora na lista dos que seguimos. Mas conte, em que pé está? Já traduziram tudo? Váo conseguir dar entrada nas próximas semanas? A tradução doi na alma né!! Nossas datas são bem próximas!! Esperamos que o visto saia pra nós na mesma época tb né!! Heheheh!!! Bjão

    Gabi e Di

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Hellen, tudo bem?
    Então... Estávamos com esta duvida também. No nosso caso tivemos o debito no cartão logo na entrega da documentação. Na realidade, temos um intermediário que nos disse que nossa vaga esta garantida. Nosso intermediário é a interapoio. Como eles nos representam junto CIC, o debito em nosso cartão foi feito pela interapoio. Conversei algumas vezes com o Francisco, responsável na interapoio, e ele nos garantiu que esta tudo certo e agora é só aguardar.... Vamos tirar a prova dos 9 através do próprio CIC! Vamos ver!!!! Bjos Di e Gabi

    ResponderExcluir
  6. Carina,
    Agradeçemos a visita! Muito obrigada pela dica do diploma! =)
    Sejam sempre bem-vindos!

    Silvia e (Rodrigo, certo?)!
    Sejam muito bem-vindos ao nosso blog, ficamos muito felizes com a visita de vocês. Acompanho cada atualização do Casanova Canada =)

    ResponderExcluir