segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Her i Danmark



Hej, God dag!

No meio de nossa jornada para o Canadá, surgiu este outro país, de bandeira igualmente branca e vermelha, similarmente frio e desenvolvido... e lindo, sim muito lindo!  
Por enquanto só eu, a Sra. H, estou por aqui. Faz uma semana que cheguei para um período de 3 meses de muita experiência, trabalho, pesquisa, aprendizado e frio, muito frio! Afinal, estou na Escandinávia, ainda é começo de Outono, mas a sensação térmica aqui já está querendo beirar os 7 ou 5C.
O Sr. D chega no início de Dezembro e tenho certeza que a saudade dele será uma constante (já esta sendo). Foi difícil tomar a decisão de vir, digo, quando surgiu esta oportunidade nós dissemos sim, mas foi difícil aceitar o fato de ficarmos separados por dois meses. E sei que ainda vai ser. Mas... nem tudo são flores e coisas boas geralmente vem com um custo, um sacrifício. Não sabemos ainda o que pode vir desta experiência, mas sei que só o que vou produzir cientificamente falando, e aprender com esta experiência aqui, já vale!

Tak, God Dag, Jeg taler ikke dansk, Faro og Mor. Coisas que aprendi e já sei falar sem Google =) ouço a língua o dia TODO! Os dinamarqueses falam MUITO bem inglês, e olha que nem estou em Copenhaguem, estou em Aarhus, a segunda maior cidade. Mas dá sim para trabalhar e se comunicar numa boa em inglês. Porém com certeza, se um dia os planos fossem morar aqui, eu iria querer aprender o idioma.  Eu teria muito o que falar e contar, mas este não é um blog de viagem, o que posso dizer é que... o coração continua batendo forte por aquele outro norte, o da bandeira branca e vermelha com a folhinha!

Obrigada a todos os que deixaram mensagem no último post. Pessoal da turma do balão, Get away, Pati e Temps, lepoussins e Canada Canada.  É para vocês que deixo estas imagens tiradas por mim (e algumas vezes por mim e meu timer) aqui na Dinamarca ;)
Bjos







domingo, 25 de agosto de 2013

Novos rumos.... mas ainda desejando o Canadá como Norte!

Há muito tempo não publico aqui, e já nem sei mais se este blog tem tantos leitores, mas enfim, para não parecer que o abandonamos de vez, vou tentar continuar postando aqui sobre o que tem rolado nas bandas de cá bem ao sul do Canadá!

Um breve resumo:

- O processo mudou, isso todo mundo já sabe, mas para a nossa decepção o meu NOC saiu da lista de prioridades (eu já tinha tudo pronto para ser a aplicante principal) = Sonho Canadense 0 X 1 Tempo de espera

- O NOC da profissão do marido voltou! = Sonho Canadense 1 X 1 Tempo de espera

-  O marido ainda não tem o nível de inglês agora exigido no IELTS = Sonho Canadense 1 X 2 Tempo de espera

- Um convite inesperado do meu Mestrado está nos levando para um tempinho na Dinamarca! = Sonho Canadense 1 X 2 Tempo de espera X 1 Novos rumos?




 Bem, resumidamente e no que se refere a nossa imigração para o Canadá, foram estes os acontecimentos dos últimos meses.

Vou passar 3 meses em um outro norte gelado, a Dinamarca, como parte do meu Mestrado (com praticamente tudo pago), e o marido vai passar pelo menos 20 dias lá comigo, mas estamos apertando de todos os lados para que ele consiga ficar 1 mês ou mais.
A vida continua a todo vapor, ele trabalhando, eu empenhada no Mestrado e na pesquisa, mais uma sobrinha linda chegou de presente este ano, nós demos mais um pulo no Canadá nesta última Páscoa (a paixão só aumentou), conhecemos várias pessoas e até fizemos contatos importantíssimos em Vancouver... e é isso!

Mas a vida continua, o mundo dá voltas, Deus nos surpreende e está no comando de todas as coisas. Deste barco, Ele é o capitão, queremos rumá-lo para o Canadá, e sentimos que é pra lá que vamos sim, mas o tempo não está sob nosso comando e estamos certo de que todas as coisas cooperam para o nosso bem!

O sonho de morar no Canadá, este continua aumentando a cada dia, mas não podemos deixar de aproveitar outras oportunidades que surgem...


Gostaríamos muito de saber um pouco mais sobre quem está ainda passando por estas bandas de cá no nosso blog, por isso sinta-se bem-vindo(a) a deixar comentários!

Abraços,
D & H


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Novo sistema de pontos, e um feliz 2013!

A  notícia veio, a partir do dia 04 de Maio o CIC estará começando a receber novamente applications para o programa Federal de Trabalhadores Qualificados o famoso, Federal Skilled Worker (FSW)!
 
Mas isso já sabemos há mais de duas semanas, quero ir um pouco além neste post aqui e ficarei muito feliz com comentários ou "adendos" ; )

É claro que para quem está se preparando para enviar a documentação como nós, tudo começa bem antes e não apenas a partir do dia 04 de Maio. A princípio as portas contínuam abertas para nós e acho que para a maioria dos aplicantes que já se enquadrava no sistema antigo, digo a princípio, pois não anunciaram absolutamente nada ainda sobre a tal lista de profissões ou "Lista de NOC". Comentarei sobre isso mais adiante.

Basicamente a pontuação mínima para ser elegível ainda é 67, mas os critérios mudaram. No post  "A PROPOSTA"  que já havíamos publicado há meses atrás aqui no blog esta bem mais detalhado como serão estes novos critérios de pontuação, então não foi muito novidade para nós.

Basicamente a soma é a seguinte:
- Fluência no inglês ou francês - Pontuação máxima: 24 
( notem que é o critério mais importante agora)
- Fluência em um segundo idioma (inglês ou francês) - Pontuação máxima: 04
- Idade (aplicantes entre 18 e 35 anos tem prioridade) - Pontuação máxima: 12
- Experiência de trabalho (conf. o tempo a ser comprovado) - Pontuação máxima: 15
- Educação (varia com o título e anos de estudo comprovados) - Pontuação máxima: 25
- Proposta de trabalho (oficial, que já tenha LMO) - Pontuação: 15
- Adaptabilidade (pontos do conjugê) - Pontuação máx: 10




O  post que já foi mencionado e  este link vão ajudar com as somas. Mas para quem teve uma BOA pontuação no IELTS, tem entre 18 e 35 anos, possui pelo menos um ano de experiência de trabalho comprovado e cujo o conjugê pode tirar uma nota razoável no IELTS também, acredito que dá sim para pontuar 67.
Como já era esperado o conhecimento de inglês (ou francês) são PRIMORDIAIS! E também pessoalmente não consigo pensar diferente, pois imigrar falando somente o básico da língua creio que pode quadriplicar a dificuldade de adaptação.



E a tal lista de profissões???? Bem, nada ainda. O maior receio é que ela não exista. Seria possível?  Neste caso os processos a serem analisados seriam realmente por ordem de chegada? Não sabemos, e é claro que bate aquele medo de ter nossa documentação chegando lá com as "vagas" lotadas novamente, e nosso processo nem ser analisado.  MAS, aqui estamos realmente tranquilos no fato de que o que for pra ser será! No stress!

Imigração é algo sério é um plano de vida que não deve ser feito somente na empolgação! Por outro lado apostar todas as moedas neste plano acho um tanto arriscado, pois como já mencionei antes, creio que nada é conreto até que se tenha os passaportes carimbados na mão!

Aproveitando queria compartilhar que passei na seleção de Mestrado da UFPR, e ontem Sr. D e eu ganhamos uma nova sobrinha linda!! 8)

O Canadá sempre será uma paixão e o lugar onde escolhemos ter a experiência de morar, recomeçar, e viver aventuras, mas a vida no Brasil continua, e temos buscado fazer o melhor onde sentimos que Deus nos quer no momento e muito temos aprendido. He knows where this ship will sail to!   

Saudações,