quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Novo sistema de pontos, e um feliz 2013!

A  notícia veio, a partir do dia 04 de Maio o CIC estará começando a receber novamente applications para o programa Federal de Trabalhadores Qualificados o famoso, Federal Skilled Worker (FSW)!
 
Mas isso já sabemos há mais de duas semanas, quero ir um pouco além neste post aqui e ficarei muito feliz com comentários ou "adendos" ; )

É claro que para quem está se preparando para enviar a documentação como nós, tudo começa bem antes e não apenas a partir do dia 04 de Maio. A princípio as portas contínuam abertas para nós e acho que para a maioria dos aplicantes que já se enquadrava no sistema antigo, digo a princípio, pois não anunciaram absolutamente nada ainda sobre a tal lista de profissões ou "Lista de NOC". Comentarei sobre isso mais adiante.

Basicamente a pontuação mínima para ser elegível ainda é 67, mas os critérios mudaram. No post  "A PROPOSTA"  que já havíamos publicado há meses atrás aqui no blog esta bem mais detalhado como serão estes novos critérios de pontuação, então não foi muito novidade para nós.

Basicamente a soma é a seguinte:
- Fluência no inglês ou francês - Pontuação máxima: 24 
( notem que é o critério mais importante agora)
- Fluência em um segundo idioma (inglês ou francês) - Pontuação máxima: 04
- Idade (aplicantes entre 18 e 35 anos tem prioridade) - Pontuação máxima: 12
- Experiência de trabalho (conf. o tempo a ser comprovado) - Pontuação máxima: 15
- Educação (varia com o título e anos de estudo comprovados) - Pontuação máxima: 25
- Proposta de trabalho (oficial, que já tenha LMO) - Pontuação: 15
- Adaptabilidade (pontos do conjugê) - Pontuação máx: 10




O  post que já foi mencionado e  este link vão ajudar com as somas. Mas para quem teve uma BOA pontuação no IELTS, tem entre 18 e 35 anos, possui pelo menos um ano de experiência de trabalho comprovado e cujo o conjugê pode tirar uma nota razoável no IELTS também, acredito que dá sim para pontuar 67.
Como já era esperado o conhecimento de inglês (ou francês) são PRIMORDIAIS! E também pessoalmente não consigo pensar diferente, pois imigrar falando somente o básico da língua creio que pode quadriplicar a dificuldade de adaptação.



E a tal lista de profissões???? Bem, nada ainda. O maior receio é que ela não exista. Seria possível?  Neste caso os processos a serem analisados seriam realmente por ordem de chegada? Não sabemos, e é claro que bate aquele medo de ter nossa documentação chegando lá com as "vagas" lotadas novamente, e nosso processo nem ser analisado.  MAS, aqui estamos realmente tranquilos no fato de que o que for pra ser será! No stress!

Imigração é algo sério é um plano de vida que não deve ser feito somente na empolgação! Por outro lado apostar todas as moedas neste plano acho um tanto arriscado, pois como já mencionei antes, creio que nada é conreto até que se tenha os passaportes carimbados na mão!

Aproveitando queria compartilhar que passei na seleção de Mestrado da UFPR, e ontem Sr. D e eu ganhamos uma nova sobrinha linda!! 8)

O Canadá sempre será uma paixão e o lugar onde escolhemos ter a experiência de morar, recomeçar, e viver aventuras, mas a vida no Brasil continua, e temos buscado fazer o melhor onde sentimos que Deus nos quer no momento e muito temos aprendido. He knows where this ship will sail to!   

Saudações,




  

Um comentário:

  1. Oi D e H! Feliz 2013!! E que esse ano possa ser o grande ano das mudanças pra gente...

    Também estou preocupada com a lista de profissões, pois como eles vão estabelecer um limite de aplicações por ano, não acredito que eles irão abrir para todas as profissões. Então é torcer para que a nossa profissão esteja entre elas... eu sou arquiteta (profissão que estava no ultimo NOC) e o meu marido é engenheiro civil (profissão não inclusa no ultimo NOC). Acho que a nossa situação é bem parecida com a de vcs... biologia estava no ultimo NOC e TI não, né?

    Também estou preocupada com a equivalência do diploma... acho muito dificil o nosso ser equivalente ao canadense... e ai? Adeus sonho de morar no Canadá?

    Bom, continuo ligada e pesquisando sempre para saber mais alguma informação, qualquer novidade te aviso!

    Beijos

    ResponderExcluir