domingo, 28 de dezembro de 2014

[Off-topic] 11 anos no Alasca

Aqui em casa é o Sr. D. quem geralmente compra livros. Mas um dos livros mais fascinantes que já li em toda minha vida, veio de uma compra que fiz por acaso em uma livraria aqui na minha cidade. Fui atraída pela capa jogada em uma promoção limpa estante, e acho que o livro merecia muito mais destaque.



Repleto de fotografias e relatos escritos de maneira bem simples, porém emocionante, o livro “11 anos no Alasca” com certeza me surpreendeu. Este livro escrito pela jornalista e fotógrafa brasileira Luciana Whitaker, relata os 11 anos que ela teve o privilégio de morar em uma pequena cidade no Alasca chamada Barrow. Na verdade é a cidade (com mais de dois mil habitantes) mais setentrional do mundo! O que significa que Barrow é a cidade que fica mais ao norte possível em todo nosso planeta! E com certeza algumas coisas vem imediatamente à mente, certo? Frio, gelo, esquimós, frio, baleias e mais frio. 

O frio quase que de outro mundo relatado no entanto, não foi o que mais me surpreendeu no livro. Fui pessoalmente cativada pela vida simples e comunitária dos habitantes de Barrow no Alasca. Acho que posso resumir a impressão que tive da vida deles em três palavras: sobreviver em comunidade



É uma vida de fato diferente e muito difícil, mas por outro lado muito mais simples. Eu fui levada a refletir sobre como complicamos o que era para ser mais fácil em nossa já facilitada vida. Desde a nossa integração com o meio ambiente, até nossas relações pessoais há muita coisa que não caminha no propósito correto e inicial para o qual foi criado e aproveitando esta época de final do ano, acho válido refletir nisso.  Mas também preciso admitir que ler este livro me inspirou ainda mais a buscar uma aventura e uma vida diferente em certos aspectos. Eu não consigo ter uma vida baseada em aumentar o poder aquisitivo, para aumentar o poder de compra, pois vamos admitir, muitos vivem assim. :/ 

Se tem uma coisa que aprendi nas experiências que já tive no Canadá, é a ser mais cordial com o próximo. Não, lá não é o paraíso, longe disso, mas parece ser uma herança destes lugares mais frios este senso de vida em comunidade. Convido você a ler este livro também se tiver oportunidade, assim como muitos outros que quero em breve trazer aqui.


P.S: Em breve por aqui, a novidade sobre a qual comentei no post anterior... Mas vou dar uma dica de duas letras: "ON" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário